quarta-feira, 14 de março de 2012

Aula de Lutas do dia 01 de março de 2012



 Aquecimento :
1-      A turma de mãos dadas forma um circulo, a professora explica a atividade, será posto um arco entre dois alunos ( no meio dos dois ) e ou arco no meio de outros dois alunos.Objetivo é passar por dentro do arco sem soltar as mãos e não deixar os dois arcos chegarem na mesma pessoa, e após a explicação da atividade, a professora colocou dois arcos, depois colocou mais dois deixando com 4 arcos.
2-      A turma se dividia em quartetos, após isso foi espalhado pelo chão vários arcos, os grupos tinha que ficar dentro do arco, quando a professora desse o sinal tinha que mudar de arco e formar um novo grupo com 4 pessoas, e ao decorrer da atividade, a professora ia retirando alguns arcos, fazendo com que os grupos que tinha que ficar dentro deles fosse aumentando, ate que sobrou um único arco, todos os alunos tiveram que ficar dentro dele, ai poderia ser só um pé ou mão.

Alongamento:
Com uma variação de Jo-ken-Po, os alunos se separavam em duplas, um de frente para o outro,com um dos pés a frente e o outro atrás, encostando os dedos do pé de traz com o calcanhar do pé da frente, e os dedos do pé da frente encostado nos dedos do pé do adversário, então os dois disputavam no Jo-Ken-Po, o que ganha-se iria com o pé da frente para trás do outro, e o perdedor teria que ir com o pé da frente mais para frente, encostando dedo com dedo, e assim seguia até que um dos dois cair no chão ou não conseguir esticar mais a perna.

Atividades:
1-      Cabo de guerra:
Em duplas, os alunos seguram nos pulsos do outro e ao sinal da professora terão que empurra o adversário ate sair do seu território.
Ações de ataque: agarrar, desequilibrar, empurrar;
Ações de defesa: resistir;

2-      Em duplas, os alunos entrelaçavam os dedos, e ao sinal da professora teria que empurrar até que o adversário chega-se no limite delimitado pela professora.
Ações de ataque: empurrar;
Ações de defesa: resistir;

3-      Jacaré:
Em duplas, um de frente para o outro e na posição de quatro apoios, com o objetivo de puxar os braços do adversário fazendo com que ele se desequilibre e caia no chão.
Ações de ataque: puxar;
Ações de defesa: esquivar, resistir;

4-      Briga de galo:
Em duplas, os alunos se colocam de cócoras um de frente para o outro, com o objetivo de empurrar e desequilibrar o adversário.
Ações de ataque: desequilibrar;
Ações de defesa: resistir;

5-      Mine Sumo:
Em duplas, os dois alunos  colocarão um dos seus pés dentro de um arco, o objetivo é tirar o adversário do arco.
Ações de Ataque: desequilibrar;
Ações de defesa: resistir;

quinta-feira, 8 de março de 2012

Jogos de oposição




   Rapidez e atenção    
          Metade da turma deve formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estão formando o círculo não podem sair do lugar, e o objetivo de quem está dentro é tocar o ombro de quem está parado. Quem for tocado troca de lugar com quem tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos e evitando ser atingidos.
Ações de ataque: Tocar.
Ações de defesa: Esquivar, evitar.

- Conquista de objeto
      Alunos amarrados pelo tornozelo com uma corda têm como objetivo tocar a garrafa antes do adversário!

           
- Conquista de território
      Os cabos de guerra humanos em duplas os alunos irão agarrar no braço do colega e não podem soltar seu companheiro de equipe irá puxa-lo pela cintura quem puxar o adversário até o seu lado vence!


- Desequilibrar
      Mini Sumo: dentro do circulo os alunos deverão ficar em posição de canguru tentando tirar ou desequilibrar o colega do circulo. O objetivo do jogo é permanecer dentro do circulo e não tocar outra parte do corpo no chão q não seja os pés.


- Reter/ Imobilizar/ Livrar
      A bola é minha: o objetivo do jogo é reter a posse de bola até o termino do tempo. A duração de cada luta é de 30 segundos a 60 segundos vence quem terminar com a posse da bola! A sala será dividida ao meio a bola começa no centro assim q for dado o sinal as equipes devem tentar pegar a bola e a quem ficar sem ele deve tentar toma-la do adversário.


- Combate
     Pé com pé: o objetivo deste jogo é fazer com que o adversário toque com as costas ou com as mãos no chão!  

           

quarta-feira, 7 de março de 2012

Conteúdos de ensino: Ataque.


Conteúdos de Ensino :

Ataque:

Ações motoras específicas e diversificações possíveis :

-Agarrar: braços, pernas, cintura, tronco roupa;
-Reter: com as mãos, com o corpo;
-Desequilibrar: puxando, empurrando, carregando,levantando, projetando, virando;
-Imobilizar: virando, esmagando, recobrindo o corpo, fixando os membros, combinando as ações;
-Esquivar-se:  rolando, saltando, afastando-se, abaixando-se, desviando-se, virando-se;
-Resistir: opondo-se, empurrando, desviando, atacando;
-Livrar-se: agarrando, empurrando, girando em torno de si mesmo, virando-se;

Classificação dos jogos de luta:

Objetivos:
-descoberta das ações fundamentais da disciplina de lutas;
-aplicação de modo mais diversificado possível, considerando as possibilidades motoras do momento;
-consolidação das aquisições, reutilizando-as em condições diferentes;

1-Jogos de rapidez e atenção:
-Jogos de vivacidade que alternam sempre os papéis de atacante e de atacado e evitando o contato próximo com o adversário;
Competências motoras:
-deslocar-se rapidamente, reagir ao deslocamento do outro, coordenar deslocamentos, mudar de posição;
Competências cognitivas e atitudes:
-ser atento e vigilante, dar prova de iniciativa, respeitar e aceitar as regras, aceitar a derrota, situar-se em espaço delimitado, estudar o adversário;

2-Jogos de conquista de objetivos:
-Aproxima os adversários, mas as ações de oposição são feitas em direções a objetos a serem conquistados. Os papéis de atacante e defensor são separados;
Competências motoras:
-realizar ataque surpresa considerar e utilizar os deslocamentos do outro, proteger um objeto, apropriar-se de um objeto, resistir ao ataque do outro;
Competências cognitivas e atitudes:
-astúcia, aceitar o contato, aceitar regras, imposições de espaço, de tempo. Fazer estratégia, mudar de estratégia;

3-Jogos de conquista de território:
-As situações desse grupo implicam aproveitamento e diversificação das ações de desequilíbrio para chegar a seus fins;
Competências motoras:
-agarrar de varias formas um adversário, empurrar, puxar, resistir, desequilibrar o adversário;
Competências cognitivas e atitudes:
-dar prova de coragem, organização espacial e temporal, inventar e respeitar regras, inventar ações, controlar suas ações;

4-Jogos para desequilibrar:
-Agir em direção ao adversário, sem mediação de objetos ou territórios. Os papéis de ataque e de defesa são, ora alternativos, ora simultâneos;
Competências motoras:
-permanecer equilibrado defendendo e atacando, desequilibrar o adversário, empurrar, puxar, levantando-o, deslocando-se, suportar o peso do colega;
Competências cognitivas e atitudes:
-as mesmas do grupo anterior, ser ativo, utilizar de artifícios, aceitar as quedas, mudar estratégia;



5-Jogos para reter, imobilizar,livrar-se:
-Necessita de enfrentamentos variados e obrigam o corpo a corpo. São, ao mesmo tempo, jogos para resistir e para livrar-se;
Competências motoras:
-agarrar, reter, derrubar, imobilizar, livrar-se de uma imobilização;
Competências cognitivas e atitudes:
-modificar regras, submeter-se a regras, aceitar um contato físico próximo, controlar as emoções, respeitar o outro, respeitar as diferenças;

6-Jogos para combater:
-O combate é agora completo. As condutas de ataque e de resistência são concomitantes. É necessário coordenar as ações da luta utilizada;
Competências motoras:
-agir como atacante e atacado, utilizar as ações motoras desenvolvidas em todos os outros grupos de jogos, derrubar um adversário, imobilizar, esquivar-se, utilizar a força de um adversário contra ele, sair da imobilização;
Competências cognitivas e atitudes:
-aceitar, suportar, procurar o corpo a corpo, ser ativo, controlar emoções e violência, respeitar o outro, relativizar a vitória e reconhecer a derrota;