Objetivo: Equilíbrio, força,
velocidade de reação e coordenação.
Duração: 50 min.
Material: Tatames ou colchões
Faixa Etária: 5º ano
Aproveitamento: karatê
Aquecimento: Picada da cobra: Esta brincadeira assemelha-se ao pega-pega, porém quando alguém for tocado deverá continuar fugindo segurando o local tocado, seja no ombro, nas costas, nas pernas, na cabeça, etc. No segundo toque o fugitivo deverá continuar correndo com a outra mão no segundo local tocado e manter a mão no primeiro lugar tocado, no terceiro toque passará a ser o pegador. 5 min.
Duração: 50 min.
Material: Tatames ou colchões
Faixa Etária: 5º ano
Aproveitamento: karatê
Aquecimento: Picada da cobra: Esta brincadeira assemelha-se ao pega-pega, porém quando alguém for tocado deverá continuar fugindo segurando o local tocado, seja no ombro, nas costas, nas pernas, na cabeça, etc. No segundo toque o fugitivo deverá continuar correndo com a outra mão no segundo local tocado e manter a mão no primeiro lugar tocado, no terceiro toque passará a ser o pegador. 5 min.
AULA: O professor devera ensinar a posição de karatê
Zenkutsu-dachi, (a perna de trás
é estendida, a da frente é inclinada para que o joelho fique diretamente acima
do pé, e os quadris são abaixados, enquanto as costas ficam eretas). 5 min.
Desequilibrar: em Zenkutsu-dachi: Em duplas, um de frente para o outro, na postura de zenkutsu-dachi do karatê, devem estar com as mãos, à mesma do lado da perna que esta para trás, dadas tentando desequilibrar o parceiro, fazendo uso apenas da mão dada. - 5 min.
Desequilibrar: em Zenkutsu-dachi: Em duplas, um de frente para o outro, na postura de zenkutsu-dachi do karatê, devem estar com as mãos, à mesma do lado da perna que esta para trás, dadas tentando desequilibrar o parceiro, fazendo uso apenas da mão dada. - 5 min.
Ataque e Defesa: o professor devera ensinar
os ataques de soco nível alto e médio, em seguida devera ensinar as defesas
para esses ataques.
Soco alto: em posição de Karatê
Zenkutsu-dachi, o aluno deverá deixar à mão contrária a perna da frente, com os
dedos fechados e a palma para cima, ao lado do corpo e a outra mão na altura do
peito, com os cotovelos flexionados, aproximadamente a 90º, em seguida com a
mão esta a baixo realizar um soco na altura da cabeça e levar a perna de trás para
frente.
Soco médio: mesmo principio do anterior, mas
o soco devera ser realizado em uma altura entre o peito e o abdômen.
Defesa alta: mesmo movimento do ataque, mas em vez de realizar um soco o aluno vai elevar o ante braço, deixando paralela e na altura da testa e girar o punho para fora.
Defesa alta: mesmo movimento do ataque, mas em vez de realizar um soco o aluno vai elevar o ante braço, deixando paralela e na altura da testa e girar o punho para fora.
Defesa media: em vez de elevar o braço na
altura da testa, o aluno vai jogar o braço para o outro lado e depois voltar
pra o mesmo lado, mas deixando o punho na frente e na mesma altura do peito. 20
min.
Em dupla, um de frente para o outro na
posição de Zenkutsu-dachi, em uma distância razoável, a dupla deve entrar em
acordo e um realizar o ataque e o outro a defesa, a sequência de ataque deve
ser decidida por conta dos alunos, para estimular velocidade, reflexo e
atenção. 10 min.
Obs.: Nas duas atividades anteriores procure trocar as duplas de alunos, para melhorar o relacionamento entre eles, e fazer com que percebam as diferentes estratégias utilizadas pelos colegas e realizar as atividades com os dois lados do corpo para desenvolver a lateralidade.
Os cinco minutos finais devem ser deixados para conversar
sobre a aula e desenvolver o senso critico
Volta calma
Viúva e Viúvo: O professor deverá
dividir a turma e duplas, deixa los ajoelhados um de frente para o outro e
assim formar colunas com as duplas, porém um aluno deverá ficar sozinho e será
denominado viúva ou viúvo que deverá através de piscar o olho, chamar para si
um dos alunos da fileira da frente que estiver ajoelhado. Neste momento o
companheiro do aluno chamado deverá segurá-lo impedindo a fuga, se o colega conseguir
fugir, deverá ajoelhar se à frente daquele que piscou (viúvo/viúva) e o que
ficou sozinho passará a ser o viúvo ou viúva e assim sucessivamente. Esta
atividade estimula atenção e reflexos.
Por favor, organizem os aspectos gráficos e descrevam qual o tema desta aula...
ResponderExcluir