Conteúdos
de Ensino :
Ataque:
Ações
motoras específicas e diversificações possíveis :
-Agarrar: braços,
pernas, cintura, tronco roupa;
-Reter: com as
mãos, com o corpo;
-Desequilibrar:
puxando, empurrando, carregando,levantando, projetando, virando;
-Imobilizar:
virando, esmagando, recobrindo o corpo, fixando os membros, combinando as
ações;
-Esquivar-se: rolando, saltando, afastando-se,
abaixando-se, desviando-se, virando-se;
-Resistir:
opondo-se, empurrando, desviando, atacando;
-Livrar-se:
agarrando, empurrando, girando em torno de si mesmo, virando-se;
Classificação
dos jogos de luta:
Objetivos:
-descoberta das ações fundamentais da disciplina de
lutas;
-aplicação de modo mais diversificado possível, considerando
as possibilidades motoras do momento;
-consolidação das aquisições, reutilizando-as em
condições diferentes;
1-Jogos
de rapidez e atenção:
-Jogos de
vivacidade que alternam sempre os papéis de atacante e de atacado e evitando o
contato próximo com o adversário;
Competências motoras:
-deslocar-se rapidamente, reagir
ao deslocamento do outro, coordenar deslocamentos, mudar de posição;
Competências cognitivas e atitudes:
-ser
atento e vigilante, dar prova de iniciativa, respeitar e aceitar as regras,
aceitar a derrota, situar-se em espaço delimitado, estudar o adversário;
2-Jogos de conquista de objetivos:
-Aproxima
os adversários, mas as ações de oposição são feitas em direções a objetos a
serem conquistados. Os papéis de atacante e defensor são separados;
Competências
motoras:
-realizar ataque
surpresa considerar e utilizar os deslocamentos do outro, proteger um objeto,
apropriar-se de um objeto, resistir ao ataque do outro;
Competências
cognitivas e atitudes:
-astúcia, aceitar o contato, aceitar regras,
imposições de espaço, de tempo. Fazer estratégia, mudar de estratégia;
3-Jogos de conquista de território:
-As situações desse grupo
implicam aproveitamento e diversificação das ações de desequilíbrio para chegar
a seus fins;
Competências motoras:
-agarrar de varias formas um
adversário, empurrar, puxar, resistir, desequilibrar o adversário;
Competências cognitivas e atitudes:
-dar prova de coragem,
organização espacial e temporal, inventar e respeitar regras, inventar ações,
controlar suas ações;
4-Jogos para desequilibrar:
-Agir
em direção ao adversário, sem mediação de objetos ou territórios. Os papéis de
ataque e de defesa são, ora alternativos, ora simultâneos;
Competências motoras:
-permanecer equilibrado defendendo e atacando,
desequilibrar o adversário, empurrar, puxar, levantando-o, deslocando-se,
suportar o peso do colega;
Competências
cognitivas e atitudes:
-as mesmas do
grupo anterior, ser ativo, utilizar de artifícios, aceitar as quedas, mudar
estratégia;
5-Jogos para reter, imobilizar,livrar-se:
-Necessita de enfrentamentos
variados e obrigam o corpo a corpo. São, ao mesmo tempo, jogos para resistir e
para livrar-se;
Competências
motoras:
-agarrar, reter,
derrubar, imobilizar, livrar-se de uma imobilização;
Competências cognitivas e atitudes:
-modificar regras, submeter-se
a regras, aceitar um contato físico próximo, controlar as emoções, respeitar o
outro, respeitar as diferenças;
6-Jogos para combater:
-O combate é agora completo. As
condutas de ataque e de resistência são concomitantes. É necessário coordenar
as ações da luta utilizada;
Competências motoras:
-agir como atacante e atacado,
utilizar as ações motoras desenvolvidas em todos os outros grupos de jogos,
derrubar um adversário, imobilizar, esquivar-se, utilizar a força de um
adversário contra ele, sair da imobilização;
Competências cognitivas e atitudes:
-aceitar, suportar, procurar o
corpo a corpo, ser ativo, controlar emoções e violência, respeitar o outro,
relativizar a vitória e reconhecer a derrota;
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