quarta-feira, 7 de março de 2012

Conteúdos de ensino: Ataque.


Conteúdos de Ensino :

Ataque:

Ações motoras específicas e diversificações possíveis :

-Agarrar: braços, pernas, cintura, tronco roupa;
-Reter: com as mãos, com o corpo;
-Desequilibrar: puxando, empurrando, carregando,levantando, projetando, virando;
-Imobilizar: virando, esmagando, recobrindo o corpo, fixando os membros, combinando as ações;
-Esquivar-se:  rolando, saltando, afastando-se, abaixando-se, desviando-se, virando-se;
-Resistir: opondo-se, empurrando, desviando, atacando;
-Livrar-se: agarrando, empurrando, girando em torno de si mesmo, virando-se;

Classificação dos jogos de luta:

Objetivos:
-descoberta das ações fundamentais da disciplina de lutas;
-aplicação de modo mais diversificado possível, considerando as possibilidades motoras do momento;
-consolidação das aquisições, reutilizando-as em condições diferentes;

1-Jogos de rapidez e atenção:
-Jogos de vivacidade que alternam sempre os papéis de atacante e de atacado e evitando o contato próximo com o adversário;
Competências motoras:
-deslocar-se rapidamente, reagir ao deslocamento do outro, coordenar deslocamentos, mudar de posição;
Competências cognitivas e atitudes:
-ser atento e vigilante, dar prova de iniciativa, respeitar e aceitar as regras, aceitar a derrota, situar-se em espaço delimitado, estudar o adversário;

2-Jogos de conquista de objetivos:
-Aproxima os adversários, mas as ações de oposição são feitas em direções a objetos a serem conquistados. Os papéis de atacante e defensor são separados;
Competências motoras:
-realizar ataque surpresa considerar e utilizar os deslocamentos do outro, proteger um objeto, apropriar-se de um objeto, resistir ao ataque do outro;
Competências cognitivas e atitudes:
-astúcia, aceitar o contato, aceitar regras, imposições de espaço, de tempo. Fazer estratégia, mudar de estratégia;

3-Jogos de conquista de território:
-As situações desse grupo implicam aproveitamento e diversificação das ações de desequilíbrio para chegar a seus fins;
Competências motoras:
-agarrar de varias formas um adversário, empurrar, puxar, resistir, desequilibrar o adversário;
Competências cognitivas e atitudes:
-dar prova de coragem, organização espacial e temporal, inventar e respeitar regras, inventar ações, controlar suas ações;

4-Jogos para desequilibrar:
-Agir em direção ao adversário, sem mediação de objetos ou territórios. Os papéis de ataque e de defesa são, ora alternativos, ora simultâneos;
Competências motoras:
-permanecer equilibrado defendendo e atacando, desequilibrar o adversário, empurrar, puxar, levantando-o, deslocando-se, suportar o peso do colega;
Competências cognitivas e atitudes:
-as mesmas do grupo anterior, ser ativo, utilizar de artifícios, aceitar as quedas, mudar estratégia;



5-Jogos para reter, imobilizar,livrar-se:
-Necessita de enfrentamentos variados e obrigam o corpo a corpo. São, ao mesmo tempo, jogos para resistir e para livrar-se;
Competências motoras:
-agarrar, reter, derrubar, imobilizar, livrar-se de uma imobilização;
Competências cognitivas e atitudes:
-modificar regras, submeter-se a regras, aceitar um contato físico próximo, controlar as emoções, respeitar o outro, respeitar as diferenças;

6-Jogos para combater:
-O combate é agora completo. As condutas de ataque e de resistência são concomitantes. É necessário coordenar as ações da luta utilizada;
Competências motoras:
-agir como atacante e atacado, utilizar as ações motoras desenvolvidas em todos os outros grupos de jogos, derrubar um adversário, imobilizar, esquivar-se, utilizar a força de um adversário contra ele, sair da imobilização;
Competências cognitivas e atitudes:
-aceitar, suportar, procurar o corpo a corpo, ser ativo, controlar emoções e violência, respeitar o outro, relativizar a vitória e reconhecer a derrota;

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