quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aula de lutas do dia 23 de fevereiro de 2012


 Aula teórica :

Classificação e origem das lutas:

Oriental:
Bodhidharma e China;
-Há 2000 a.C,existia a luta chamada de Vajramusht, uma forma de luta organizada (praticda pelos guerreiros indianos).
Bodhidharma, em 520 a.C. partiu em uma jornada de iluminação espiritual da Índia para a China, quando ele se deparou com um templo Shaolin, localizado na província de Honan, e viu as precárias condições de saúde dos monjes, a partir daí ele fundou o templo Shaolin do Norte, ensinando varias técnicas entre elas técnicas de combate, exercícios físicos, meditação zazen e respiração yoga,durante a Dinastia Ming (1368-1644).

Ocidente:
Berço na Grécia e na Roma;


Educação Física escolar:

Objetivo de estudo:
“Os professores de Educação Física precisam superar a visão positivista de que o movimento é predominantemente um comportamento motor. O movimento é humano, e o Homem é fundamentalmente um ser social (...) precisam superar a visão de infância que enfatiza o processo de desenvolvimento da criança como natural e não social. Fala-se da criança em si, e não de uma criança situada social e historicamente (...) devem buscar o entendimento de que, o que determinará o uso que o indivíduo fará do movimento (Bracht,1992).


Temática
Conteúdo
Metodologia
Desenvolvimentista
Habilidade,;aprendizagem;  desenv. motor
Habilidades (básica, especifica) jogo, esportes, dança
Variabilidade, solução de problema
Psicomotricidade
Reeducação psicomotora
Consciência corporal; lateralidade; coordenação
Atividades que enfatizem variáveis motoras
Construtivista
Cultura popular, jogo, lúdico
Brincadeiras populares; jogo simbólico e com regras
Resgatar conhecimento do estudante; solucionar problemas
Critico Superadora
Cultura corporal, visão histórica
Jogo, esporte, dança e ginastica
Tematização
Sistêmica
Cultura corporal, atitudes, comportamento
Jogo, esporte, dança e ginástica
Equifinalidade, não exclusão, diversidade

Licenciatura:

Educação Física escolar;

Conteúdo escolar :

Princípio de Confronto e oposição;
Classificação e organização;
Questões de violência;
Modalidades: judô, karate, TKD, boxe, capoeira, MMA, outros;
Princípios técnicos e táticos;
Principais regras;
Processo histórico;

Bacharelado:

Preparação física de atletas;
Inclinação desportiva (especialização na área);

Preparação física e iniciação desportiva:

Temporalidade;
Demandas metabólicas (fontes e sistemas energéticos);
Diferentes velocidades e aplicações de força (biomecanica);
Habilidades motoras das L/AM/EC no auxílio da melhora de aptidão física;
Tipos de lesões;
Perda de peso em EC;

Aula Pratica :

Primeira atividade:
Os alunos foram separados em dois grupos iguais de 12, cada integrante do grupo foi numerado, entre os grupos foi posta uma bola e nas extremidades colocado dois círculos, objetivo da atividade é colocar a bola do centro no circulo do adversário, era decidido qual dos integrantes do grupo faria isso quando a professora fala-se o numero do determinado individuo. Depois foi feita a mesma atividade só que em vez da professora falar o numero ela falava uma soma e o resultado teria que cumprir a tarefa.

Segunda atividade:
Ainda dividindo a sala em dois grupos, era marcado no chão o território de cada grupo, e no fim do território foi colocado uma bola, objetivo atravessar o território do adversário, pegar a bola e levar para seu território, detalhe que quando entrar no território inimigo e for pego era colado, e só podia ser descolado por um integrante da mesma equipe.

Terceira atividade:
Em duplas, os alunos tem que ficar apoiados só com as mãos e os pés, sem encostar os joelhos no chão, objetivo é derrubar seu adversário puxando seus braços para que caia no chão.

Quarta atividade:
Em duplas, os dois irão segurar uma das pernas dos adversário, tendo como objetivo derrubar o adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário