Na aula do dia 16 de fevereiro, ministrada
pela professora Keith Mary de Souza Sato Urbinati, foi trabalhado a conceituação
de artes marciais, lutas, esportes de combate e briga.
Arte marcial : praticas
culturais, regionalismo. Esta implícito nas artes marciais o objetivo de defesa
de uma comunidade, a partir disso neutralizar o mais rápido possível seu adversário
utilizando todos os meios necessários.
Lutas : definida como jogo de
oposição entre duas ou mais pessoas, no qual objetivo seja variável o alvo
sempre será o próprio adversário, permitindo assim o ataque a qualquer momento.
Brigas : oposição direta entre
duas ou mais pessoas na qual regras e regulamentos não são validos. E quase
sempre são geradas por ódio ao próximo.
Esportes de Combate : regidos por
entidades como Federações, Confederações, Associações, que consiste em competições
de disputas diretas, regras, classificações e pódios.
Classificação :
Tipos de Golpes:
Percussão : com objetivos de
tocar o adversário através de soco, cotoveladas, joelhadas e chutes.
Domínio : com objetivo de agarrar
o adversário através de chaves, estrangulamentos e imobilizações.
Distância :
Curta : Ação motora de segurar
como no Jiu Jitsu, Judô e Sumo.
Média : Ação motora com membros
do corpo como no Karatê, TaeKwondo e Muay Thay.
Longa : Utilização de implementos
como na Esgrima e no Kendo.
Como implantar isso na Educação Física escolar
através dos seguintes conteúdos :
Princípios de confronto e
oposição, regras, processo histórico, classificação e organização, questões de violências
e as modalidades.
E na aula pratica foram passadas as seguintes
atividades lúdicas para iniciação das lutas/artes marciais:
Atividade 1 – ao fazer uma roda,
cada aluno tem que falar seu nome e fazer um golpe que já tenha visto em algum
lugar. E a cada golpe todos da roda repetiam o golpe e falavam o nome do aluno
que mostrou o golpe.
Atividade 2 - correr/trotar no
ritmo das palmas, assim que for dito por exemplo barriga, tem que defender a
sua própria barriga e ao mesmo tempo tocar na barriga do colega mais próximo.
Atividade 3 - em duplas, os
alunos tinham como objetivo encostar nos ombros joelhos e barriga, e ao mesmo
tempo se defender do colega.
Atividade 4 - em duplas, de
joelhos e de frente um para o outro com uma bola no meio, no sinal de já, os
dois alunos tinham que conseguir manter o domínio da boa e fazer com que o
adversário não encoste na bola, e quando acaba-se o tempo ( de 30 segundos a 1
minuto ) o que consegui-se manter o domínio da bola era o vencedor.
Atividade 5 - em duplas, agora
sem a bola , os alunos se sentam de costas um para o outro e com as pernas
esticadas, ao sinal de já os dois devem se virar rapidamente e assim imobilizar
seu oponente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário