quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aula do dia 16 de fevereiro de 2012


 Na aula do dia 16 de fevereiro, ministrada pela professora Keith Mary de Souza Sato Urbinati, foi trabalhado a conceituação de artes marciais, lutas, esportes de combate e briga.

Arte marcial : praticas culturais, regionalismo. Esta implícito nas artes marciais o objetivo de defesa de uma comunidade, a partir disso neutralizar o mais rápido possível seu adversário utilizando todos os meios necessários.

Lutas : definida como jogo de oposição entre duas ou mais pessoas, no qual objetivo seja variável o alvo sempre será o próprio adversário, permitindo assim o ataque a qualquer momento.

Brigas : oposição direta entre duas ou mais pessoas na qual regras e regulamentos não são validos. E quase sempre são geradas por ódio ao próximo.

Esportes de Combate : regidos por entidades como Federações, Confederações, Associações, que consiste em competições de disputas diretas, regras, classificações e pódios.
Classificação :

Tipos de Golpes:

Percussão : com objetivos de tocar o adversário através de soco, cotoveladas, joelhadas e chutes.

Domínio : com objetivo de agarrar o adversário através de chaves, estrangulamentos e imobilizações.

Distância :

Curta : Ação motora de segurar como no Jiu Jitsu, Judô e Sumo.

Média : Ação motora com membros do corpo como no Karatê, TaeKwondo e Muay Thay.

Longa : Utilização de implementos como na Esgrima e no Kendo.
 Como implantar isso na Educação Física escolar através dos seguintes conteúdos :
Princípios de confronto e oposição, regras, processo histórico, classificação e organização, questões de violências e as modalidades.

 E na aula pratica foram passadas as seguintes atividades lúdicas para iniciação das lutas/artes marciais:


Atividade 1 – ao fazer uma roda, cada aluno tem que falar seu nome e fazer um golpe que já tenha visto em algum lugar. E a cada golpe todos da roda repetiam o golpe e falavam o nome do aluno que mostrou o golpe.

Atividade 2 - correr/trotar no ritmo das palmas, assim que for dito por exemplo barriga, tem que defender a sua própria barriga e ao mesmo tempo tocar na barriga do colega mais próximo.

Atividade 3 - em duplas, os alunos tinham como objetivo encostar nos ombros joelhos e barriga, e ao mesmo tempo se defender do colega.

Atividade 4 - em duplas, de joelhos e de frente um para o outro com uma bola no meio, no sinal de já, os dois alunos tinham que conseguir manter o domínio da boa e fazer com que o adversário não encoste na bola, e quando acaba-se o tempo ( de 30 segundos a 1 minuto ) o que consegui-se manter o domínio da bola era o vencedor.

Atividade 5 - em duplas, agora sem a bola , os alunos se sentam de costas um para o outro e com as pernas esticadas, ao sinal de já os dois devem se virar rapidamente e assim imobilizar seu oponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário