quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate : Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da educação Física.



Fabrício Boscolo Del’Vecchio
                                                                                      Emerson Franchini


A luta e uma das mais antigas manifestações culturais humana, sendo mundialmente difundida e apresentando em cada região diferentes praticas e concepções, sendo útil em treinamentos de preparação para guerras, alto-defesa e ate mesmo em jogos.
Na idade média destaca-se nas preparações de técnicas de luta para as batalhas dos cavaleiros envolvidos nas Cruzadas e torneios de lutas, ao contrario do ocidente e a presença dos samurais no Japão feudal, com um estrito código de conduta e preparação militar.
Cisse (1995), ao observar que no Senegal a luta e considerada uma manifestação esportiva mais popular sendo dividida de duas formas: a com golpes de percussão ( com socos ) e a tradicional que é restrito o uso dos punhos, em borá as duas estão enraizadas na cultura.
As lutas ganha uma grande admiração em sua pratica, desde os povos mais antigos como os atenienses e espartanos, como os povos do Japão e da China, tinha a luta como forma de educação que definia o caráter do cidadão.
Mas no período dos séculos XIX e XX, com o avanço das armas de fogo, a pratica da luta foi desaparecendo, mais mesmo com essa crise, as lutas ou artes marciais se mantiveram vivas na cultura de cada povo, fazendo com que elas chegassem aonde estão hoje, nas olimpíadas, a maior dos eventos esportivos do mundo, com as modalidades de judô, taekwondo, boxe e a Greco-romano, em 2004 em Atenas.
A partir disso, a educação física ganhou um novo desafio, implantar as lutas em sua grade e passar aos seus alunos os ensinamentos milenares que existem por traz de cada arte marcial.
         A busca por serviços relacionado as atividades motoras típicas das artes marciais tem ocorrido :
No âmbito escolar: como estratégia para atingir os fins da educação física escolar, embora os parâmetros curriculares nacionais as vejam como conteúdo.
No âmbito não escolar: Academias, clubes e em condomínios, tanto na forma de aprender as variadas técnicas de domínio das diversas lutas ou como para obter um estado físico saudável.
No esporte: Há uma demanda para atletas que queiram trabalhar com lutas em competições, um preparo orgânico e funcional de cada um, na preparação de torneios, exames de graduação, campeonatos, festivais, entre outros, e preparação tática e técnica.
         A partir disso, a luta se insere no âmbito escolar, não para se ter maior aptidão a determinada modalidade, mais sim para mostrar o que é realmente as lutas são, no que se baseiam, e assim quebrando aquela imagem de violência. E na educação física do ensino superior tem dois aspectos relevantes:
Na licenciatura ( formação do professor ) uma  vez que a luta como manifestação cultural e expressão corporal, é um componente a ser desenvolvido na escola;
Na graduação ( bacharelado ) em educação física é esporte :
Definição: o que é luta, arte marcial e esporte de contado;
Classificação das lutas: segundo temporalidade, indumentária, ação motora, espaço físico e princípios operacionais;
Entre eles a história das lutas, a inserção das lutas no âmbito escolar, cronologia e desenvolvimento, lesões desportivas nas lutas, aspectos da perda de peso dos lutadores, aspectos psicológicos relacionado as lutas, tópicos de preparação física, principio de aprendizagem das modalidades e as bases biomecânicas das modalidades de lutas.
Para que um professor de ensino médio possa trabalhar lutas com seus alunos, primeiro tem que ter uma base no assunto pra depois ir para a pratica, utilizar de todos os conhecimentos disponíveis e dessa forma direcionar a formação para educação física escolar, educação física não escolar ou esporte. E com os poucos professores qualificados para dar as aulas não tiveram um estudo aprofundado na sua graduação e sim aprenderam em academias determinadas praticas de lutas, dessa forma amenizando e contornando as dificuldades de ter um conteúdo correto  e ate mesmo um exercício correto para se trabalhar.
E pelo fato de sair e aprender em academias as técnicas das lutas, o ensino dessa disciplina no âmbito escolar e até mesmo na graduação fica vago na parte de matéria e é rico em varias atividades praticas que são ensinadas, mais nem sempre é o melhor caminho pois se aprende tudo sobre uma modalidade e como as artes marciais são varias, não da conta de passar o ensino básico sobre elas.
E a pratica dos movimentos através das lutas na educação física escolar promovem aspectos como a cultura de movimentos, a disciplina, a violência e os benefícios promovidos por este esporte, e como na Europa, em que a luta e “dividida”, fazendo com que o ensino de lutas sejam com modalidades determinadas, como por exemplo o Judô e o Karatê são amplamente praticados na Bélgica, Republica Tcheca, Inglaterra, França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda, na Republica Tcheca ainda se observa o Aikido,  na Inglaterra bem como na França a luta Greco-romana e o savate, na Alemanha o primeiro é a Esgrima e na Holanda o Boxe.
A definição de luta proposta por Nakamoto caracteriza-se em um jogo de oposição, entre duas ou mais pessoas, com o objetivo de atacar o próprio oponente, com a troca de golpes simultaneamente. Assim aprimorando as habilidades do controle do próprio corpo para ataque, defesa, bloqueio e desvio de golpes, e do corpo do adversário para ser empurrado, dominado, puxado e atingido.
Já no âmbito escolar, o professor precisa trabalhar as artes marciais não para forma lutadores e sim para mostrar como adquirir caráter e dignidade, e tense discutindo muito sobre a inclusão das lutas na educação física escolar, mais hoje com um avanço favorável temos aulas de lutas em varias escolas municipais e particulares.
E por consideração final, a importância das lutas na educação física escolar hoje pode se dizer que é obrigatório, porem nem todos conseguem atribuir as aulas de lutas com espaço para atividades e até mesmo o material que é utilizado nas aulas, mais mesmo assim a força de vontade de fazer dar certo e maior e por isso temos varias escolas já com aulas de lutas. E dessa forma  as lutas que são consideradas a nossa herança dos povos mais antigos da terra nos mostra até como era a vida no período vivenciado, e mostra também como as lutas eram métodos educacionais, fazia com que todos os indivíduos que as praticassem adquiri-se dignidade e caráter, pois a luta não era só uma forma de atividade física e sim um estilo de vida.

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