Fabrício Boscolo Del’Vecchio
Emerson Franchini
A luta e uma das mais antigas
manifestações culturais humana, sendo mundialmente difundida e apresentando em
cada região diferentes praticas e concepções, sendo útil em treinamentos de
preparação para guerras, alto-defesa e ate mesmo em jogos.
Na idade média destaca-se nas
preparações de técnicas de luta para as batalhas dos cavaleiros envolvidos nas
Cruzadas e torneios de lutas, ao contrario do ocidente e a presença dos
samurais no Japão feudal, com um estrito código de conduta e preparação
militar.
Cisse (1995), ao observar que no
Senegal a luta e considerada uma manifestação esportiva mais popular sendo
dividida de duas formas: a com golpes de percussão ( com socos ) e a
tradicional que é restrito o uso dos punhos, em borá as duas estão enraizadas
na cultura.
As lutas ganha uma grande
admiração em sua pratica, desde os povos mais antigos como os atenienses e
espartanos, como os povos do Japão e da China, tinha a luta como forma de
educação que definia o caráter do cidadão.
Mas no período dos séculos XIX e
XX, com o avanço das armas de fogo, a pratica da luta foi desaparecendo, mais
mesmo com essa crise, as lutas ou artes marciais se mantiveram vivas na cultura
de cada povo, fazendo com que elas chegassem aonde estão hoje, nas olimpíadas,
a maior dos eventos esportivos do mundo, com as modalidades de judô, taekwondo,
boxe e a Greco-romano, em 2004 em Atenas.
A partir disso, a educação física
ganhou um novo desafio, implantar as lutas em sua grade e passar aos seus
alunos os ensinamentos milenares que existem por traz de cada arte marcial.
A busca por
serviços relacionado as atividades motoras típicas das artes marciais tem
ocorrido :
No âmbito escolar: como estratégia para atingir os fins da
educação física escolar, embora os parâmetros curriculares nacionais as vejam
como conteúdo.
No âmbito não escolar: Academias, clubes e em condomínios,
tanto na forma de aprender as variadas técnicas de domínio das diversas lutas
ou como para obter um estado físico saudável.
No esporte: Há uma demanda para atletas que queiram
trabalhar com lutas em competições, um preparo orgânico e funcional de cada um,
na preparação de torneios, exames de graduação, campeonatos, festivais, entre
outros, e preparação tática e técnica.
A partir
disso, a luta se insere no âmbito escolar, não para se ter maior aptidão a
determinada modalidade, mais sim para mostrar o que é realmente as lutas são,
no que se baseiam, e assim quebrando aquela imagem de violência. E na educação
física do ensino superior tem dois aspectos relevantes:
Na licenciatura ( formação do
professor ) uma vez que a luta como
manifestação cultural e expressão corporal, é um componente a ser desenvolvido
na escola;
Na graduação ( bacharelado ) em
educação física é esporte :
Definição: o que é luta, arte marcial e esporte de contado;
Classificação das lutas: segundo temporalidade,
indumentária, ação motora, espaço físico e princípios operacionais;
Entre eles a história das lutas,
a inserção das lutas no âmbito escolar, cronologia e desenvolvimento, lesões
desportivas nas lutas, aspectos da perda de peso dos lutadores, aspectos
psicológicos relacionado as lutas, tópicos de preparação física, principio de
aprendizagem das modalidades e as bases biomecânicas das modalidades de lutas.
Para que um professor de ensino
médio possa trabalhar lutas com seus alunos, primeiro tem que ter uma base no
assunto pra depois ir para a pratica, utilizar de todos os conhecimentos
disponíveis e dessa forma direcionar a formação para educação física escolar,
educação física não escolar ou esporte. E com os poucos professores
qualificados para dar as aulas não tiveram um estudo aprofundado na sua
graduação e sim aprenderam em academias determinadas praticas de lutas, dessa
forma amenizando e contornando as dificuldades de ter um conteúdo correto e ate mesmo um exercício correto para se
trabalhar.
E pelo fato de sair e aprender em
academias as técnicas das lutas, o ensino dessa disciplina no âmbito escolar e
até mesmo na graduação fica vago na parte de matéria e é rico em varias
atividades praticas que são ensinadas, mais nem sempre é o melhor caminho pois
se aprende tudo sobre uma modalidade e como as artes marciais são varias, não
da conta de passar o ensino básico sobre elas.
E a pratica dos movimentos
através das lutas na educação física escolar promovem aspectos como a cultura
de movimentos, a disciplina, a violência e os benefícios promovidos por este
esporte, e como na Europa, em que a luta e “dividida”, fazendo com que o ensino
de lutas sejam com modalidades determinadas, como por exemplo o Judô e o Karatê
são amplamente praticados na Bélgica, Republica Tcheca, Inglaterra, França,
Alemanha, Luxemburgo e Holanda, na Republica Tcheca ainda se observa o
Aikido, na Inglaterra bem como na França
a luta Greco-romana e o savate, na Alemanha o primeiro é a Esgrima e na Holanda
o Boxe.
A definição de luta proposta por
Nakamoto caracteriza-se em um jogo de oposição, entre duas ou mais pessoas, com
o objetivo de atacar o próprio oponente, com a troca de golpes simultaneamente.
Assim aprimorando as habilidades do controle do próprio corpo para ataque,
defesa, bloqueio e desvio de golpes, e do corpo do adversário para ser
empurrado, dominado, puxado e atingido.
Já no âmbito escolar, o professor
precisa trabalhar as artes marciais não para forma lutadores e sim para mostrar
como adquirir caráter e dignidade, e tense discutindo muito sobre a inclusão
das lutas na educação física escolar, mais hoje com um avanço favorável temos
aulas de lutas em varias escolas municipais e particulares.
E por consideração final, a importância
das lutas na educação física escolar hoje pode se dizer que é obrigatório,
porem nem todos conseguem atribuir as aulas de lutas com espaço para atividades
e até mesmo o material que é utilizado nas aulas, mais mesmo assim a força de
vontade de fazer dar certo e maior e por isso temos varias escolas já com aulas
de lutas. E dessa forma as lutas que são
consideradas a nossa herança dos povos mais antigos da terra nos mostra até
como era a vida no período vivenciado, e mostra também como as lutas eram
métodos educacionais, fazia com que todos os indivíduos que as praticassem
adquiri-se dignidade e caráter, pois a luta não era só uma forma de atividade
física e sim um estilo de vida.
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